Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
15.10.2024 |  Sessão de Homenagem ao Pinhal do Rei


​O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, esteve hoje na Marinha Grande, onde presidiu a uma sessão de homenagem ao Pinhal do Rei, no 7º aniversário dos incêndios de outubro de 2017.

O Presidente da Assembleia da República recebeu as chaves da cidade da Marinha Grande, e participou numa ação com crianças das escolas locais, de plantação de 200 pinheiros.

Numa intervenção​ ​de homenagem à «grande floresta histórica do nosso país», falou de «um património que nos pertence a todos e que queremos ver renascer», «com planeamento, com investimento, com um esforço concertado de reflorestação, ordenamento e vigilância».

Ao mesmo tempo, o Presidente vincou a necessidade de «aprender as lições do Pinhal», um «património verde que nasceu, cresceu e mudou ao longo dos séculos, acompanhando o ritmo do país e da sua economia».

«Em cada tempo, deu-nos o que precisávamos. E nós aprendemos a man​t​ê-lo e a cuidá-lo. A valorizar os recursos herdados e plantar novos para as gerações seguintes», disse.

O Presidente apelou ainda a políticas centradas no desenvolvimento e na coesão territorial e considerou que «precisamos de pensar as nossas políticas, como D. Dinis pensou o Pinhal do Rei: abandonar cálculos eleitorais e espíritos de fação, e construir relações de diálogo e de consenso para o futuro. Criar políticas estáveis, que gerem confiança e que ajudem o país a progredir».

Lembrou, por fim, que «destruir é fácil. Construir é difícil. Exige tempo, sabedoria e o empenho de todos».


​​