
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Assembleia da República promove várias iniciativas durante o mês de março.
Desde logo, a Pausa na Livraria, realizada na Livraria Parlamentar, antecipou a celebração do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1977, em homenagem à luta contínua e às conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
Amanhã, dia 7, às 10h00, tem lugar a Solene Evocativa dos 50 anos da Universalização do Direito das Mulheres ao Voto em Portugal, com as intervenções da Deputada Única Representante de Partido, dos Representantes dos Grupos Parlamentares e do Presidente da Assembleia da República.
Com o ciclo cultural "Tudo o que Podemos", uma iniciativa que decorre aos sábados, em março, através do cinema e do teatro, destaca-se o papel das mulheres na cultura, na história e na luta pelos direitos fundamentais.
Além destas, mais iniciativas são lançadas brevemente e anunciadas no site e redes sociais do Parlamento.
17 de março a 14 de abril | Andar Nobre do Palácio de São Bento
No Dia Mundial do Sono, 14 de março, a Assembleia da República promove a exposição fotográfica "Quando as Mulheres Dormem", que ficará patente até 14 de abril. Criada por Sandra Ventura e Tiago Batista, em parceria com o projeto "Um Sono de Mulher", esta coleção de 12 fotografias visa sensibilizar sobre os distúrbios do sono nas mulheres e desmistificar conceitos culturais.
Descubra como as responsabilidades diárias afetam a qualidade do sono das mulheres e as consequências que daí advêm para a saúde física, cognitiva e emocional.
Esta exposição insere-se nas várias iniciativas promovidas pela Assembleia da República para assinalar o Dia Internacional da Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1977, em homenagem à luta contínua e às conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
Mais informações:
213 919 677 |
dmc.correio@ar.parlamento.pt
1 a 29 de março | Casa do Parlamento — Centro Interpretativo
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Assembleia da República promove o ciclo cultural "Tudo o que Podemos", uma iniciativa que decorre aos sábados, em março, e destaca o papel das mulheres na cultura, na história e na luta pelos direitos fundamentais.
Consulte a programação completa aqui.
7 de março | 10h00
A Assembleia da República assinala os 50 anos da Universalização do Direito das Mulheres ao Voto em Portugal com uma Sessão Solene Evocativa.
Na Sessão Solene usam da palavra a Deputada Única Representante de Partido e os Representantes dos Grupos Parlamentares, pela seguinte ordem: Pessoas Animais e Natureza (PAN), CDS – Partido Popular (CDS-PP), Livre (L), Partido Comunista Português (PCP), Bloco de Esquerda (BE), Iniciativa Liberal (IL), Chega (CH), Partido Socialista (PS) e Partido Social Democrata (PSD).
Depois destas intervenções, usa da palavra o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, a que se segue a interpretação do Hino Nacional, pela banda da Guarda Nacional Republicana.
A Sessão pode ser acompanhada em direto em canal.parlamento.pt.
6 de março | 14h00 - 15h00
Esta Pausa na Livraria antecipa a celebração do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1977, em homenagem à luta contínua e às conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
A edição de março conta com a atuação do Coro da Assembleia da República, e com a participação de Lília Tavares e Carlos Campos, administradoras da página “Quem lê Sophia de Mello Breyner Andresen”, e do grupo “Dicere Poetica”, com a leitura de poemas de autores portugueses e estrangeiros, que evocam as Mulheres para além do efémero: Mulher coragem, vontade, determinação, abnegação e amor.