Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
17.06.2019 |  Mensagem do Presidente da Assembleia da República por ocasião do Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais

Comemora-se hoje o primeiro Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, uma iniciativa do Presidente da Assembleia da República que teve o acolhimento unânime dos deputados e a aceitação de todos os quadrantes da comunidade.

Com este dia pretende-se evocar os homens, as mulheres e as crianças que perderam a vida em 2017, mas, igualmente, todos quantos, ao longo da nossa história, sucumbiram ao flagelo dos incêndios florestais em Portugal, como expressamente refere a Resolução da Assembleia da República que institui esta efeméride.

Pretende-se também manifestar solidariedade com as famílias das vítimas e reconhecer o contributo dos agentes de proteção civil e de socorro – os corpos de bombeiros, as forças de segurança, as Forças Armadas, os órgãos da Autoridade Marítima Nacional, a Autoridade Nacional da Aviação Civil, o INEM, I. P., e demais entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde, e ainda os sapadores florestais – que são chamados a atuar na ocorrência desta calamidade, tantas vezes com prejuízo da própria vida.

A esse propósito, recordem-se os bombeiros e militares falecidos, entre os quais os 25 soldados que tombaram no combate ao grande incêndio da Serra de Sintra de 6 de setembro de 1966.

A escolha da data para assinalar esta efeméride, em resposta ao apelo da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrogão Grande, não podia deixar de recair sobre o dia 17 de junho, aniversário de um dos mais mortíferos e devastadores incêndios de que há registo, que ficará para sempre gravado na nossa memória.

Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República

_________________________________________________________________________________________________________________________

Mensagem do Observatório Técnico Independente

Mensagem da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande

Resolução da Assembleia da República