Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Átrio principal

Átrio principal

O Átrio principal do Palácio de São Bento apresenta um pórtico avançado concebido por Ventura Terra e é dos raros espaços originais do antigo Mosteiro​ de São Bento. Aqui se situava a igreja monástica, da qual se mantém o pavimento original de mármore branco e rosa, formando decoração geométrica.

No lugar das antigas capelas laterais, agora fechadas formando arcaria cega que funciona como uma sucessão de nichos, encontram-se bustos de Luís de Camões, da autoria de José Aurélio (1999), de alguns parlamentares ilustres da Monarquia e da 1.ª República, como Hintze Ribeiro e António Cândido, ambos da autoria de Maximiano Alves (1950), Bernardino Machado, da autoria de António Duarte (1979), António José de Almeida, da autoria de Joaquim Correia (1980), e Afonso Costa, da autoria de António Paiva (1980), e ainda o busto do Presidente da Assembleia Constituinte de 1975-1976, Henrique de Barros, da autoria de Lagoa Henriques (2002).

À esquerda, está exposta a estátua do rei D. Carlos, de Teixeira Lopes (1901), encomendada para o nicho atrás da mesa da Presidência da Sala das Sessões da Câmara dos Deputados.

Nos corredores de acesso à Escadaria Nobre, encontra-se um dos sinos que pertenceu à torre da igreja do Mosteiro de São Bento e outros cinco bustos de parlamentares ilustres: Francisco Margiochi (1812-1879), da autoria de Anatole Calmels (1880), Anselmo Braamcamp Freire (2010), réplica do busto original do escultor Teixeira Lopes, José Maria Alpoim, da autoria de Costa Mota, sobrinho (1918), Francisco Salgado Zenha e Francisco Sá Carneiro, ambos da autoria de Carla Gonçalves (1997). Na passagem para o Claustro está exposta a coroa, em talha monocroma vermelha e dourada, que encimava o dossel da antiga Câmara dos Pares.

Ao fundo, no acesso ao jardim interior, encontra-se a réplica de um padrão dos Descobrimentos executada pelo escultor João da Silva para o 5.º centenário da morte do Infante D. Henrique em 1960.

Átrio principal do Palácio de São Bento
Átrio principal do Palácio de São Bento, em 1914, J. Fernandes.
Átrio principal do Palácio de São Bento
Átrio principal do Palácio de São Bento, em 1914, J. Fernandes.
Átrio principal do Palácio de São Bento
Átrio do Palácio de São Bento, Eduardo Gageiro, 1999.
Átrio principal do Palácio de São Bento
Átrio do Palácio de São Bento, Eduardo Gageiro, 1999.
Átrio principal do Palácio de São Bento
Átrio do Palácio de São Bento, Carlos Pombo, 2009.
Porta principal do Palácio de São Bento.
Porta principal do Palácio de São Bento, Eduardo Gageiro, 1999.