Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Luís de Camões (1525?-1580)

Luís Vaz de Camões terá estudado na Universidade de Coimbra e tornou-se cavaleiro-fidalgo da Casa Real.

O contributo cultural que a sua obra lírica e dramática deu a Portugal faz deste autor uma personagem de avultada importância na história da nação. Os Lusíadas, poema épico dedicado a D. Sebastião, publicado em 1572, versa uma temática cuja universalidade ultrapassa as fronteiras nacionais - os Descobrimentos portugueses.

O primeiro canto de Os Lusíadas terá sido escrito na altura de uma viagem à Índia. Nesse país, Camões participou em várias expedições militares. Viajou depois para Macau, onde exerceu o cargo de Provedor-Mor de Defuntos e Ausentes, e onde terá escrito mais alguns cantos do seu poema.

Passou também por Moçambique em 1568, regressando a Portugal no ano seguinte. O reconhecimento da sua obra chegou já depois da sua morte. O epitáfio gravado na sua campa é exemplo disso mesmo: «Aqui jaz Luís de Camões, príncipe dos poetas do seu tempo. Viveu pobre e miseravelmente, e assim morreu.».

Busto de Luís de Camões, da autoria de José Aurélio.