Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
António Duarte (1912-1998)

Nascido nas Caldas da Rainha, António Duarte da Silva Santos foi discípulo de Simões de Almeida, sobrinho, e a sua obra caracteriza-se por uma sobriedade formal dotada de grande sensibilidade plástica e vigor expressivo, assentes na solidez das massas. Disso são exemplo o baixo-relevo da Nossa Senhora da Boa Estrela (Serra da Estrela), os Monumentos a Diogo Cão (em Angola) e a Nuno Tristão (Bissau), o último do qual ganhou por concurso.

Obteve o prémio nacional da 6.ª Missão Estética de Férias (Sociedade Nacional de Belas-Artes, 1941), o Prémio de Escultura Manuel Pereira (Secretariado Nacional de Informação, 1942), o 2.º Prémio de Escultura Soares dos Reis (Secretariado Nacional de Informação,1953), o prémio de Desenho Luciano Freire (Academia Nacional de Belas-Artes) e o 1.º prémio de escultura na Exposição de Artes Plásticas da Fundação Gulbenkian.

Participou também na XXV Bienal de Veneza , nas Bienais de São Paulo (1951 e 1953) e na Bienal Hispano-Americana de Barcelona (1955).