Novo Edifício
Novo Edifício da Assembleia da República, Rui Morais de Sousa, 1999.
O Novo Edifício da Assembleia da República foi projetado em 1996 pelo arquiteto Fernando Távora. Está situado junto à fachada lateral do Palácio de São Bento e ao Jardim de São Bento.
A sua inauguração, em 1999, possibilitou a criação de gabinetes de trabalho para os Deputados, de novas salas de reuniões e de um anfiteatro para conferências e seminários, espaço que, em 2017, passou a designar-se Auditório António de Almeida Santos, em homenagem ao antigo Presidente do Parlamento. No edifício, foi ainda instalada a residência oficial do Presidente da Assembleia da República.
O Novo Edifício tem em seis andares com vãos simples, sendo o último recuado com um terraço com planta em forma de U. O revestimento exterior do Edifício Novo é em cantaria quadrada branca e rosa.
Funcionando como um corpo estruturalmente autónomo, está ligado ao Palácio apenas por um corredor interno que conduz à ala direita deste.
Entre o Novo Edifício e a fachada lateral do Palácio, encontra-se a estátua de José Estevão de Magalhães, da autoria do escultor Vítor Bastos.
Obras de construção do Novo Edifício e do parque de estacionamento.
Obras de construção do Novo Edifício e do parque de estacionamento.
Novo Edifício, junto à Rua de São Bento, em Lisboa, Miguel Saavedra, 2017.
Entrada principal do Novo Edifício, junto ao Jardim de São Bento, Miguel Saavedra, 2017.
Átrio do Novo Edifício com escultura de Rui Sanches, inaugurada em 2004, no âmbito das comemorações dos 100 anos da Sala das Sessões.
Auditório António de Almeida Santos, Rui Morais de Sousa, 1999.