Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Regime de teletrabalho em debate
Reunião Plenária de 5 de maio

No dia 5 de maio, foram debatidos em Plenário sete projetos de lei sobre o regime de teletrabalho, que pretendem reforçar os direitos dos trabalhadores nesta situação.

Estão previstas medidas como a atribuição de subsídio de refeição e de ajudas de custo para pagamento de despesas com telecomunicações, água e energia ou o fornecimento de sistemas de comunicação e equipamentos de trabalho.

As iniciativas visam ainda assegurar o direito a horário flexível, nomeadamente, para trabalhadores com filhos menores de 12 anos ou com deficiência, o direito à intimidade da vida privada e à proteção dos dados pessoais, assim como acautelar situações de acidentes de trabalho.

Na reunião plenária, foram ainda debatidos três projetos de lei dedicados especificamente ao direito de desconexão profissional.

As iniciativas baixaram sem votação à Comissão de Trabalho e Segurança Social, onde serão apreciadas na especialidade.

Gravação vídeo do debate na generalidade.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 
 
 
 
 

BE - Projeto de Lei n.º 745/XIV/2.ª - Altera o regime jurídico-laboral de teletrabalho, garantindo maior proteção do trabalhador (19.ª alteração ao Código do Trabalho e 1ª alteração da Lei n.º 98/2009, de 4 de setembro, que regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais). 

PCP - Projeto de Lei n.º 765/XIV/2.ª - Regula o regime de trabalho em teletrabalho. 

NiCR Cristina Rodrigues - Projeto de Lei n.º 791/XIV/2.ª - Reforça os direitos dos trabalhadores em regime de teletrabalho. 

PEV - Projeto de Lei n.º 806/XIV/2.ª - Altera o código do trabalho com vista a regular o teletrabalho de forma mais justa. 

PS - Projeto de Lei n.º 808/XIV/2.ª - Procede à regulação do teletrabalho. 

PAN - Projeto de Lei n.º 811/XIV/2.ª - Regulamenta o teletrabalho no setor público e privado, cria o regime de trabalho flexível e reforça os direitos dos trabalhadores em regime de trabalho à distância, procedendo à alteração do Código do Trabalho, da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e da Lei n.º 98/2009, de 04 de setembro. 

PSD- Projeto de Lei n.º 812/XIV/2.ª - Altera o regime jurídico-laboral do teletrabalho (19ª alteração ao Código do Trabalho e 1ª alteração da Lei nº 98/2009, de 4 de setembro, que regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais). 

PAN Projeto de Lei n.º 535/XIV/2.ª - Consagra o direito de desconexão profissional, procedendo à décima sexta alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro.

NiCR Cristina Rodrigues  - Projeto de Lei n.º 790/XIV/2.ª- Garante o direito dos trabalhadores à desconexão profissional.

CDS-PP - Projeto de Lei n.º 797/XIV/2.ª - Consagra o Direito ao Desligamento, procede à 17.ª alteração à Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, que aprova o Código do Trabalho.


Mapa comparativo (excertos)



PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é trabalho à distância / teletrabalho? 

Quem pode exercer trabalho à distância ou teletrabalho? 

Está prevista a aplicação do regime de teletrabalho a funções públicas? +

BE – Sim.

PCP – Não.

NiCR Cristina Rodrigues – Não.

PEV – Não.

PS – Sim.

PAN – Sim.

PSD – Não.

Apesar de algumas iniciativas não o preverem expressamente, o regime de teletrabalho poderá ser aplicado subsidiariamente aos trabalhadores titulares de vínculo de emprego público.

O trabalhador em teletrabalho tem direito a subsídio de refeição e a ajudas de custo? 

Que equipamentos para o teletrabalho são assegurados pela entidade empregadora? 

Que regras estão previstas para o controlo do teletrabalho no domicílio? 

De que forma é estipulado o direito à desconexão profissional?