Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Reunião da Comissão Permanente “alargada" da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa
22 e 23 de outubro | videoconferência

A Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) reuniu nos dias 12 e 13 de outubro e reúne nos dias 22 e 23 de outubro de 2020, por videoconferência. Esta reunião "alargada" substitui a sessão de outubro da APCE e permitirá que todos os membros usem da palavra. No entanto, apenas os membros da Comissão Permanente poderão votar.

O Deputado Pedro Bacelar de Vasconcelos (PS), na qualidade de Presidente da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, e o Deputado Luís Leite Ramos (PSD), na qualidade de Presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Saúde e Desenvolvimento Sustentável da APCE, serão os únicos membros da Delegação com direito de voto. 

Os pontos altos destas reuniões serão os debates sobre o impacto da pandemia da COVID-19 e sobre os desafios da inteligência artificial.

Foram ainda solicitados dois debates de atualidade: "Novas medidas de repressão contra a oposição política e social na Turquia: como garantir o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais e a proteção dos cidadãos turcos pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem" e "Conflito armado entre a Arménia e o Azerbaijão, fracasso de uma resolução pacífica do conflito e risco para a estabilidade regional".

Da agenda da reunião de 22 e 23 de outubro, destacam-se, para 22 de outubro, a realização de vários debates sobre os desafios da inteligência artificial (IA), nomeadamente: a necessidade da governação democrática da IA, o papel da IA na polícia e nos sistemas de justiça criminal, a discriminação resultante da IA, os perigos para as liberdades fundamentais, os desafios médicos, legais e éticos no campo da saúde, as consequências nos mercados de trabalho e os aspetos legais relativos a "veículos autónomos". 

No dia seguinte, as discussões centram-se nos princípios e garantias aplicáveis aos advogados; na dimensão de género na política externa; e nas ameaças à liberdade académica e à autonomia universitária na Europa.

22.10.2020