Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

14.09.2020 | Sessão de Encerramento do VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol | Sala das Sessões da Assembleia da República, Palácio de São Bento

Como tive oportunidade de afirmar esta manhã, foi com grata satisfação que recebemos, na Assembleia da República, a Senhora Presidente do Congresso dos Deputados de Espanha e a sua importante Delegação.

Pela terceira vez, as Delegações Portuguesa e Espanhola ao Fórum Parlamentar Luso-Espanhol são presididas pelos Presidentes dos dois Parlamentos, o que comprova também a excelência das relações bilaterais entre Portugal e Espanha.

Mesmo num quadro de pandemia – que profundas alterações tem causado ao funcionamento de ambas as Instituições, o que comprova a importância que todos atribuímos a este encontro e ao relacionamento parlamentar entre os dois Países.

Um encontro que se insere num processo permanente e consolidado de diálogo entre os dois Parlamentos e que veio atestar a amizade e o afeto recíprocos.

Diálogo que não queremos ver interrompido, tendo acordado esta manhã com a Senhora Presidente do Congresso que estudaremos a melhor forma de tornar este relacionamento mais regular, mais sólido e coeso, possibilitando, assim, uma maior e mais forte articulação entre os dois Países, através dos seus Parlamentos.

São várias, e de diversa índole, as recomendações que os Parlamentos Português e Espanhol fazem aos Governos dos dois Países, traduzindo um contributo substantivo para a Cimeira do próximo dia 2 de outubro, em prol de uma agenda dedicada à cooperação transfronteiriça, com base num diagnóstico comum e em resposta a desafios que não conhecem fronteira.

Senhora Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Agradeço, uma vez mais, a sua presença, e da sua Delegação.

Foi uma honra, para todos nós, recebê-los na Assembleia da República.

Está encerrado o VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol.


Eduardo Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República