Mensagem de saudação aos atletas paralímpicos Sandro Baessa, Djibrilo Iafa e Carolina Duarte
Saúdo com muita efusividade os atletas paralímpicos Sandro Baessa, Djibrilo Iafa e Carolina Duarte, pelas medalhas conquistadas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Sandro Baessa alcançou a medalha de prata na prova de atletismo de 1500 metros (T20) e bateu o recorde nacional nesta prova.
Djibrilo Iafa obteve a medalha de bronze em judo, na categoria de -73kg (J1).
Carolina Duarte mereceu, na prova de atletismo de 400 metros (T13), uma medalha de bronze.
A conquista destas três medalhas encerra com honra a participação do nosso país nesta edição dos Jogos Paralímpicos. A Missão Portuguesa alcançou sete medalhas (duas de ouro, uma de prata e quatro de bronze), um resultado que excede a prestação do país nas últimas três edições dos Jogos Paralímpicos e que, além do mais, permite que o saldo acumulado de medalhas paralímpicas obtidas por Portugal tenha já ultrapassado a centena. Trata-se de um marco histórico para o desporto adaptado no nosso país e de um claro incentivo para o futuro.
Cumprimento, por isso, o Comité Paralímpico Português e toda a Missão Portuguesa nos Jogos. Os nossos atletas são, para todos nós, um extraordinário exemplo de superação, de força de vontade e de inclusão.
Palácio de São Bento, 8 de setembro de 2024
O Presidente da Assembleia da República,
José Pedro Aguiar-Branco