Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

​​
26.10.2024 | Comemorações do Dia Regional do Engenheiro | Casa da Música do Porto


Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Eng. Filipe Araújo,

Senhor Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Fernando de Almeida Santos,

Senhor Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Eng. Bento Aires,

Ilustres Homenageados e Homenageadas,

Minhas Senhoras e Meus Senhores,


Aqui estou, um advogado no meio de engenheiros. E estou muito bem.

É com gosto que participo nas comemorações do Dia Regional do Engenheiro. Iniciativa oportuna, organizada pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte e pelo meu estimado amigo, Engenheiro Bento Aires. Que cumprimento, pelo notável trabalho que tem feito, em prol desta profissão e da região norte.


Considero especialmente feliz a decisão de comemorar esta data na Casa da Música. Edifício que é, ele mesmo, um sucesso da engenharia. Que marca a paisagem do Porto e que transformou, sem dúvida, a vida cultural da nossa cidade e da Região Norte.

Eis um bom exemplo de como a engenharia pode estar ao serviço do bem comum e do desenvolvimento.


No Parlamento, tenho dito diversas vezes que o país precisa de consensos entre os agentes políticos. Precisa que os partidos conversem e que cheguem a acordos.

Mas também precisamos de ouvir os parceiros sociais. Que estão no terreno. Que conhecem os desafios concretos, as oportunidades, as condições reais.

Sem esse conhecimento direto, não é possível tomar boas decisões.

As ordens profissionais desempenham uma função insubstituível. De representação das diferentes profissões. De provedoria dos seus interesses. De defesa dos seus membros.


Aprendi há muitos anos que o corporativismo é como o colesterol. Não é bom tê-lo em excesso, mas também não queremos tê-lo em falta.

É preciso uma justa medida.


E aqui, na Região Norte, têm sabido encontrar essa justa medida.

Concretizaram um Pacto com mais de trinta empresas, para a valorização profissional e salarial dos engenheiros.

Iniciaram um projeto nas escolas, para apresentar aos mais novos a importância da engenharia e garantir o futuro da profissão.

Contribuem diretamente para a formação contínua dos engenheiros, que é tão importante numa sociedade em permanente evolução.

E hoje, no Dia Regional do Engenheiro, dedicam tempo a homenagear três destacados engenheiros, cujo exemplo é importante para inspirar todos os colegas de profissão.


Cada uma destas iniciativas beneficia os engenheiros. Mas beneficia também a Região Norte, a nossa economia e o país como um todo.

Todos temos a ganhar quando há cidadãos, empresas, associações e organizações com iniciativa. Entidades que, nos vários setores e nas diversas regiões do país, impulsionam a nossa economia, criam novos projetos, cuidam do bem comum e fazem o país progredir.

Por todas estas razões, cumprimento a Ordem dos Engenheiros – e, em especial, a sua delegação na Região Norte.

Recordo o vosso lema: onde há engenheiros, há futuro. Pois bem, é precisamente o futuro que importa construir.


Muito obrigado!

 

Disse.

​​