Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
06.02.2022 |  Presidente da Assembleia da República manifesta sentido pesar pelo falecimento de Maria Carrilho

Foi com tristeza que tive conhecimento do falecimento, esta madrugada, aos 78 anos, de Maria Carrilho, uma das nossas maiores especialistas na área da Defesa e das Forças Armadas.

Com um longo percurso de vida dedicada à causa pública, que iniciou ainda durante a ditadura do Estado Novo, e que a levou ao exílio em Itália, Maria Jesuína Carrilho Bernardo era Doutorada em Sociologia e foi Deputada à Assembleia da República nas VII e X Legislaturas, eleita nas listas do Partido Socialista, Eurodeputada e Presidente do Movimento Europeu.

A forte ligação e amizade que nos unia, estendida ao marido, Afonso de Barros, também desaparecido, nos anos 90 do século passado, era para mim motivo de grande honra e alegria.

À sua Família e Amigos, assim como ao Grupo Parlamentar do Partido Socialista, endereço, em meu nome e em nome da Assembleia da República, as mais sentidas condolências.

Eduardo Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República