Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
18.09.2021 |  Mensagem de pesar do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, pelo falecimento de José-Augusto França

Foi com sentido pesar que tomei conhecimento do falecimento, aos 98 anos, de José-Augusto França, uma referência da cultura portuguesa.

Historiador, sociólogo e crítico de arte, com vasta obra publicada, nomeadamente, sobre a reconstrução da Baixa Pombalina – tema da sua tese de doutoramento na universidade de Paris, a Sorbonne – e sobre os maiores artistas portugueses do século XX, como Amadeo de Souza-Cardoso e Almada Negreiros.

A Arte em Portugal no Século XIX, A Arte em Portugal no Século XX  e Lisboa: Urbanismo e Arquitetura ou ainda Lisboa: História física e Moral estão entre as suas obras mais influentes.

José Augusto França foi, ao longo da sua vida, objeto de múltiplas distinções, tendo sido agraciado como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1991), com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (1992), a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2006) e a Medalha de Mérito Cultural (2012).

Em meu nome e em nome da Assembleia da República endereço as mais sentidas condolências à Família enlutada e Amigos.

Eduardo Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República