Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
30.07.2021 |  Mensagem de Pesar do Presidente da Assembleia da República pelo falecimento de Olga Prats

Morreu hoje aos 82 anos, vítima de doença oncológica, a pianista Olga Prats, nome maior do panorama musical português, que assim ficou mais empobrecido.

Com quase sete décadas de carreira, Maria Olga Douwens Prats privilegiou a música de câmara, foi fundadora de grupos musicais, como o Opus Ensemble, em 1980, tendo-se destacado na divulgação de compositores portugueses contemporâneos

Colaboradora de Lopes-Graça, Constança Capdeville e Victorino d'Almeida, os quais lhe dedicaram várias peças, Olga Prats aventurou-se também por outras musicalidades, como o tango, tendo sido a primeira pianista a tocar e a gravar o argentino Astor Piazzola em Portugal, ou o fado, tocado ao piano. Foi jurada, desde a sua criação, do Prémio José Afonso, que anualmente distingue um álbum inédito de música portuguesa. Foi ainda jurada em concursos de música erudita, tanto em Portugal, como no estrangeiro.

Em 2008, Olga Prats foi agraciada com o grau de Comendadora da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, em reconhecimento da excecionalidade da sua carreira e do seu contributo para a Cultura portuguesa.

Neste dia de tristeza pessoal, quero transmitir em meu nome e em nome da Assembleia da República à Família e Amigos a expressão do mais sentido pesar pelo falecimento de Olga Prats.

Eduardo Ferro Rodrigues 

Presidente da Assembleia da República