Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
07.01.2021 |  Presidente da Assembleia da República condena invasão do Congresso dos Estados Unidos da América
O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, endereçou uma carta à Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, Nancy Pelosi, através da qual a felicitou pela sua reeleição.

Na mesma carta, o Presidente Eduardo Ferro Rodrigues transmitiu a sua condenação pela invasão do Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos da América, que conduziu à interrupção da Sessão conjunta da Câmara dos Representantes e do Congresso que então decorria.

É o seguinte o teor da carta do Presidente da Assembleia da República:

Senhora Presidente,
 
Ao tomar conhecimento da reeleição de Vossa Excelência como Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, cumpre-me felicitá-la vivamente, em meu nome e em nome da Assembleia da República de Portugal, bem como endereçar-lhe os votos de maiores sucessos no exercício de funções neste quarto mandato.
 
De igual forma, transmito a Vossa Excelência o meu empenho pessoal, da Assembleia da República de Portugal e dos seus Deputados, no aprofundamento das relações entre as nossas Instituições, na convicção de que a cooperação interparlamentar assume uma inequívoca importância no estreitar do relacionamento entre os Estados Unidos da América e Portugal, e entre os nossos Povos Amigos.
 
Não posso deixar ainda de, nesta oportunidade, transmitir a Vossa Excelência a mais profunda condenação pela bárbara invasão perpetrada no Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos da América, que conduziu à interrupção da Sessão conjunta com o Senado, condicionando o exercício do mandato dos representantes eleitos democraticamente pelo Povo Americano. 
 
Um ataque que o foi às Instituições, à lei e à ordem. Uma manifestação de intolerância com que Vossa Excelência não transigirá, nem os Representantes da ilustre Câmara, na defesa dos valores democráticos que caracterizam o Congresso e os Estados Unidos da América.
 
Com a expressão da solidariedade da Assembleia da República, e os protestos da mais elevada consideração,
 
Eduardo Ferro Rodrigues
 
Presidente da Assembleia da República