Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
30.04.2021 |  Presidente da Assembleia da República saúda Senado dos Estados Unidos da América por homenagear Aristides de Sousa Mendes

​ Foi com grata satisfação que tomei conhecimento da aprovação, pelo Senado dos Estados Unidos da América e por unanimidade, da Resolução que homenageia a memória de Aristides de Sousa Mendes.

Com aquela Resolução, o Senado dos Estados Unidos da América vem reconhecer o trabalho humanitário de Aristides de Sousa Mendes, em especial enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus, «(…) funções que exerceu com coragem e risco pessoal, ao emitir vistos de trânsito para judeus (…) poupando-os da ocupação nazi e do Holocausto», salvando muitos milhares de vidas inocentes.

Um gesto que evoca o exemplo de Aristides de Sousa Mendes na defesa dos valores da liberdade e dignidade da pessoa humana, e que contribui para perpetuar a sua memória.

Nesta ocasião, e enquanto Presidente da Assembleia da República, devo transmitir uma palavra de apreço à Embaixada de Portugal em Washington, ao ex-Congressista e Membro da U.S. Commission for the Preservation of America's Heritage Abroad, Martin Gold, e, naturalmente, aos Senadores Chris Murphy (D-Connecticut) e Mitt Romney (R-Utah), que, em conjunto, contribuíram para a introdução e aprovação desta Resolução. 

Eduardo Ferro Rodrigues 

Presidente da Assembleia da República