Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
08.09.2020 |  Mensagem de Pesar do Presidente da Assembleia da República

Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento, aos 74 anos, de Vicente Jorge Silva, jornalista, cineasta e antigo Deputado à Assembleia da República.
Se o cinema foi a primeira paixão de Vicente Jorge Silva, foi no jornalismo que se destacou antes e após o 25 de Abril, tendo desempenhando um importante papel na renovação da imprensa portuguesa.
Nascido no Funchal, em 8 de novembro de 1945, Vicente Jorge Silva iniciou a sua carreira no Comércio do Funchal, que chegou a dirigir. Após o 25 de Abril, foi chefe de redação e diretor-adjunto do Expresso, tendo criado e dirigido a Revista, reservada à cultura e ao panorama internacional.
O seu projeto mais pessoal foi, sem dúvida, o jornal Público, de que foi cofundador e primeiro diretor, e ao qual ficará para sempre associado.
Após deixar o Público, Vicente Jorge Silva dedicou-se ao cinema, sem, contudo, abandonar o jornalismo, tendo sido colunista no Diário Económico, no Diário de Notícias e no Sol, regressando, anos mais tarde, ao ‘seu’ Público. Foi também comentador da SIC.
Na sua breve incursão pela atividade político-partidária, Vicente Jorge Silva filiou-se no Partido Socialista, tendo sido Deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo de Lisboa (IX Legislatura), ocasião em que tive oportunidade de com ele trabalhar e de consolidar a minha admiração e respeito pelas suas capacidades intelectuais e vasta cultura.
No momento do seu desaparecimento, endereço à sua Família e Amigos, em meu nome e em nome da Assembleia da República, as mais sentidas condolências.

Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República