Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
02.09.2020 |  Mensagem de Pesar do Presidente da Assembleia da República

Foi com enorme tristeza que tomei conhecimento do falecimento, aos 86 anos, de António Taborda, antigo Deputado à Assembleia da República (nas II, III e IV Legislaturas), eleito pelo MDP/CDE.

Nascido em 1934, no Gavião, distrito de Portalegre, António Monteiro de Almeida Taborda foi figura destacada da oposição ao anterior regime, inabalável lutador pela Democracia e pela Liberdade, tendo participado ativamente, nomeadamente, na campanha eleitoral do General Humberto Delgado, em 1958 e, mais tarde, na crise académica de Coimbra.

Enquanto advogado, foi defensor de presos políticos durante o Estado Novo e, no pós-25 de Abril, das vítimas dos atentados terroristas da extrema-direita no norte do País, no julgamento do processo conhecido como “Rede Bombista”.

Possuir de uma imensa humanidade e um espírito irrequieto, a que associava uma enorme cultura, António Taborda sempre se caraterizou pela sua disposição e afabilidade, sendo merecedor da mais elevada consideração e estima.

Em abril de 2019 foi condecorado com a Ordem da Liberdade, por proposta do Antigo Presidente da República, Jorge Sampaio.

À sua Família e Amigos endereço, em meu nome e em nome da Assembleia da República, a manifestação do mais sentido pesar.

Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República