Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
28.09.2020 |  Mensagem de Pesar do Presidente da Assembleia da República

Recebo, com muita tristeza, a notícia do falecimento de Jorge Salavisa, aos 81 anos.

Bailarino, coreógrafo, diretor, Jorge Salavisa foi (e será), consensualmente, o nome mais importante da dança em Portugal e uma das figuras maiores do bailado mundial.

Nascido em Lisboa, em 1939, Jorge Salavisa dá os primeiros passos com Anna Mascolo, prosseguindo os seus estudos de dança e um percurso fulgurante em Paris e em Londres, onde se relaciona com  lendas como Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev, e de onde regressa em 1977, para, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, ser Mestre de Bailado do Ballet Gulbenkian, de que foi Diretor Artístico até 1996.

Entre 1998 e 2001, foi Diretor da Companhia Nacional de Bailado. Foi também Professor Coordenador da Oficina Coreográfica da Escola de Dança do Conservatório Nacional, entre 1984 e 1998, colaborando com diversas companhias nacionais e no estrangeiro, de que se destaca a Companhia Rosas, de Anne Teresa de Keersmaeker, em Bruxelas.

São inúmeras as homenagens que recebeu em vida, destacando-se a de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1996, o Prémio Bordalo da Imprensa para o Bailado, em 1999, ou a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro da Câmara Municipal de Lisboa, em 2007, pela sua notável carreira.
Em todos os locais por onde passou, Jorge Salavisa deixou uma marca profunda, de dedicação e entrega, própria do génio discreto, tímido e reservado que sempre foi.

O desaparecimento do Príncipe Salavisa – como foi bem retratado na peça XTRÒRDINÁRIO, pelo Teatro Praga, por ocasião dos 125 Anos dos São Luiz Teatro Municipal, de que foi Diretor Artístico entre 2002 e 2010 e que conseguiu colocar no roteiro internacional – constitui uma enorme perda para Portugal.

À sua Família e Amigos, endereço, em meu nome e no da Assembleia da República, a manifestação do mais sentido pesar.

 
Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República