Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
02.11.2020 |  Presidente da Assembleia da República congratula-se com eleição de Duarte Pacheco como Presidente da União Interparlamentar

Acabo de receber a notícia da eleição do Deputado Duarte Pacheco como Presidente da União Interparlamentar, com 222 votos, num universo de 394 votantes.

Este resultado é, mais que tudo, mérito do candidato, muito se devendo à energia e ao dinamismo que sempre demonstrou enquanto Membro da Delegação da Assembleia da República à União Interparlamentar e nas várias e altas funções que desempenhou e desempenha nesta Organização desde 1991.

É, pois, o corolário de anos de dedicação à União Interparlamentar e à sua agenda – a defesa do multilateralismo e do diálogo político, em prol dos direitos humanos, da paz e da segurança.

Mas a eleição do Deputado Duarte Pacheco deve-se também ao prestígio que Portugal e as suas Instituições (em especial, a Assembleia da República) granjeiam junto dos Membros e Membros Associados, sendo também fruto do investimento que, desde há muito, vem sendo feito no domínio da diplomacia parlamentar.

Ao Deputado Duarte Pacheco endereço as mais sinceras felicitações, e os votos de muitos sucessos na liderança da União Interparlamentar.

Estou certo que saberá honrar a história de 131 anos da União Interparlamentar e preparar esta Organização para os muitos e exigentes desafios que tem pela frente.

Eduardo Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República