Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
01.12.2020 |  Presidente da Assembleia da República evoca Eduardo Lourenço

Ao tomar do conhecimento do falecimento de Eduardo Lourenço, o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, endereçou à sua Família e Amigos uma mensagem de pesar.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente da Assembleia da República:

Recebo, com grande consternação, a notícia do falecimento de Eduardo Lourenço, aos 97 anos.
Eduardo Lourenço foi, sem dúvida, quem melhor refletiu a identidade nacional, sobre o que é ser português, sobre o que nos diferencia enquanto cidadãos e enquanto povo à escala universal. Sobre o que é saudade, num mundo em que tudo parece efémero, e onde só a mudança parece permanente.

Nascido a 23 de maio de 1923, em São Pedro do Rio Seco, Guarda, Eduardo Lourenço de Faria deixa um legado que vai muito além da vasta obra publicada, traduzindo-se na intervenção de toda uma vida nas áreas da educação, da cultura e da cidadania, justamente reconhecida por inúmeros prémios e condecorações, e, desde 2016 e de forma tão simbólica, com o seu ingresso no Conselho de Estado, por indicação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Portugal perde hoje o Professor e filósofo, o crítico e ensaísta; a Lusofonia uma das suas maiores referências intelectuais.

À sua Família e Amigos endereço, em meu nome e no da Assembleia da República, as mais sentidas condolências.

Eduardo Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República