Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
13.08.2020 |  Mensagem do Presidente da Assembleia da República de repúdio relativa às ameaças dirigidas a três Deputadas e a ativistas políticos

Foi com um enorme sentimento de repúdio que tomei conhecimento da ameaça dirigida a três Deputadas à Assembleia da República por parte de um grupúsculo de extrema-direita.

As visadas foram as Deputadas Beatriz Gomes Dias, Mariana Mortágua e Joacine Katar Moreira. As ameaças instam-nas a abandonar as suas funções políticas e a deixar o país em 48 horas, sob pena de serem tomadas medidas “contra estes dirigentes e os seus familiares”.

Ameaças de teor análogo foram dirigidas a Mamadou Ba e a mais seis membros da SOS Racismo.

A tentativa de intimidar Deputados e ativistas políticos reveste-se de gravidade suficiente para que, enquanto Presidente da Assembleia da República, não possa – nem queira deixar de a condenar, manifestando também todo o meu apoio aos visados.

Este tipo de atos pode, inclusivamente, constituir um crime, situação que, conforme é público, já está a ser investigada por parte das autoridades judiciárias.

Não obstante a gravidade dos acontecimentos, tenho inteira confiança nas Deputadas e nos Deputados do nosso Parlamento, guardiões da nossa Democracia, para saber que nunca deixarão os seus atos e as suas opiniões serem condicionadas por vãs tentativas de intimidação por grupúsculos inimigos dos Direitos e das Liberdades Fundamentais.

Como tenho vindo a alertar, a direita populista e extremista está a tentar, em muitas democracias consolidadas, ressuscitar do passado de triste memória uma agenda antidemocrática. Este tipo de atos racistas e fomentadores do ódio é ilustrativo disto mesmo, merecendo, por isso, a mais veemente condenação de todos os democratas e da Assembleia da República.

Em nome da Assembleia da República e em meu nome quero, uma vez mais, manifestar a minha total solidariedade e disponibilidade para com as Deputadas e os demais visados.
 
Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República