Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
14.04.2020 |  Mensagem de Pesar do Presidente da Assembleia da República

Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do falecimento da Professora Maria de Sousa, vítima de COVID-19, aos 81 anos.

Investigadora e professora catedrática de imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, Maria de Sousa teve uma notável carreira académica e científica, reconhecida internacionalmente, em que se incluem descobertas fundamentais em imunologia, referentes à distribuição de linfócitos T nos órgãos linfóides de mamíferos.

Mas Maria de Sousa era também escritora e mulher de uma enorme cultura e humanidade, que insistia em sair da academia e abraçar o mundo, visitando museus com os seus alunos e com eles discutindo as obras em exibição.

Ao longo da sua carreira, Maria de Sousa foi objeto de múltiplas distinções, como o Grande Prémio Bial de Medicina em 1995, o Prémio Estímulo à Excelência em 2004 e a Medalha de Ouro de Mérito Científico em 2009, ambos atribuídos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e, ainda, o Prémio Universidade de Coimbra 2011. Mais recentemente, recebeu o Prémio Universidade de Lisboa 2017.

Foi igualmente condecorada por três Presidentes da República: em 1995 por Mário Soares, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique; em 2012 por Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada; e em 2016 por Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

Neste momento de dor, transmito à Família enlutada, em meu nome e em nome da Assembleia da República, a manifestação do mais sentido pesar.

Eduardo Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República​