Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
15.03.2019 |  Mensagem de Pesar e Solidariedade do Presidente da Assembleia da República

O Presidente da Assembleia da República endereçou esta manhã uma mensagem de pesar e solidariedade ao seu homólogo neozelandês, o Presidente da Câmara dos Representantes da Nova Zelândia, Trevor Mallard (que recentemente esteve no nosso País, em Visita Oficial, a convite do Presidente da Assembleia da República).

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Eduardo Ferro Rodrigues:

Senhor Presidente,

Os ataques terroristas odiosos levados a cabo em duas mesquitas de Christchurch, que tiraram tantas vidas e fizeram tantas vítimas, são repugnantes e horríveis.

Aqueles atos tão bárbaros foram premeditados para terem lugar a uma sexta-feira, quando as comunidades islâmicas enchem as mesquitas para rezarem em paz a sua oração semanal.

A repulsa que nos causa é também uma convocação à reflexão sobre as causas do terrorismo. Ela não nos inibe, todavia, de defendermos a nossa liberdade nem a nossa determinação de viver em paz e democracia.

Em meu nome e em nome da Assembleia da República, quero transmitir a Vossa Excelência a manifestação do mais profundo pesar, bem como a nossa solidariedade para com as famílias das vítimas, as Autoridades e o Povo Neozelandês.

Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República

Por iniciativa do Presidente Eduardo Ferro Rodrigues, será ainda votado esta manhã, pelo Plenário da Assembleia da República, um Voto de Condenação e Pesar pelo atentado perpetrado em Christchurch, Nova Zelândia.