Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
11.06.2019 |  Mensagem de Pesar do Presidente da Assembleia da República

​É com grande pesar que tomo conhecimento do falecimento de Ruben de Carvalho, histórico militante e dirigente do Partido Comunista Português e referência da luta ao regime derrubado em 25 de abril, sendo o último dos membros do atual Comité Central do PCP que esteve preso nas cadeias da PIDE.

Ruben de Carvalho distinguiu-se também como intelectual e melómano, tendo sido o responsável pela programação cultural e pela organização dos espetáculos da Festa do Avante!.

Nascido a 21 de julho de 1944, Ruben de Carvalho foi, desde cedo, um homem de causas e um defensor da liberdade e dos trabalhadores. Foi jornalista, deputado à Assembleia da República e vereador na Câmara de Setúbal e da Câmara de Lisboa.

Do seu convívio ao longo dos anos, destaco não só valor do seu intelecto, a enorme cultura, mas também a afabilidade do trato e o empenhamento nas causas que assumia como suas.

No momento em que somos confrontados com o seu desaparecimento, evoco a sua memória e o seu legado.

Em meu nome e em nome da Assembleia da República, endereço à sua Família, Amigos e ao Partido Comunista Português a manifestação do mais sentido pesar.

Eduardo Ferro Rodrigues