Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
06.04.2018 |  Condecoração de Aurélio da Silva Pereira

Por proposta do Presidente da Assembleia da República, formulada nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 47.º da Lei n.º 5/2011, de 2 de março, que mereceu a concordância do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Chefe de Estado concedeu, no passado dia 6 de abril, em Cerimónia de Agraciamento, o Grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública a Aurélio da Silva Pereira, pelos altos serviços prestados à causa da educação e do ensino, nomeadamente na formação desportiva.

Nascido a 1 de outubro de 1947, em Lisboa, Aurélio da Silva Pereira iniciou a sua atividade desportiva no Sporting, enveredando, mais tarde, no Operário e no Futebol Benfica, clube que conseguiu levar aos nacionais. Respondendo ao repto de Hilário, então uma das figuras mais emblemáticas do Sporting, Aurélio da Silva Pereira regressou àquele clube, onde, durante mais de vinte anos, foi treinador no futebol de formação.

Em 1988, decide criar o Departamento de Recrutamento e Formação, que passa a liderar, e no âmbito do qual desenvolve uma rede nacional de “olheiros”, visando a identificação de jovens talentos no futebol. É essa rede que permite que o ‘seu’ Sporting seja o primeiro a descobrir promessas como Paulo Futre, Emílio Peixe, Luís Figo, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma ou Cristiano Ronaldo. E é com estas promessas que o ‘seu’ Sporting se consolida como clube de formação por excelência.

Com a criação da Academia Sporting e a progressiva profissionalização do Departamento que criou, Aurélio da Silva Pereira deixou de ser apenas o descobridor nato de talentos, reforçando a imagem de um formador de excelência, ao trazer regularmente novos jogadores para as equipas do Sporting.

Pela sua brilhante carreira, foi distinguido por duas vezes com o Prémio Stromp (em 1982 na categoria Técnico e em 2002 na categoria Dedicação) e, em 2006, com o Leão de Ouro. Em 3 de setembro de 2012, o Sporting Clube de Portugal homenageou, com a atribuição do seu nome ao relvado principal da Academia daquele Clube, o “Senhor Formação”, Aurélio da Silva Pereira. Nessa Cerimónia, marcaram presença muitos dos talentos por ele descobertos, testemunhando a importância que, ao longo de mais de quarenta anos, Aurélio da Silva Pereira exerceu na formação desportiva, em particular, futebolística.

Mais recentemente, em janeiro de 2017, recebeu a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade de Lisboa.

As insígnias atribuídas pelo Presidente da República a Aurélio da Silva Pereira foram recebidas pela filha do Homenageado, Mafalda Pereira.


     Crédito das imagens: Presidência da República