Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Claustro

Claustro
Claustro do Palácio de São Bento, Rui Morais de Sousa, 2006.

O Claustro, situado na ala sul do Palácio, é um dos quatro claustros projetados originalmente para o Mosteiro, dos quais dois deles foram construídos e um não concluído. É formado por 12 arcos de volta perfeita e oito arcos de lintel reto assentes em pilares toscanos, segundo o desenho inspirado na tratadística serliana que se podia já observar nos projetos do arquiteto seiscentista Baltasar Álvares.

Tem uma galeria de portas e janelas com andar intermédio, um jardim de quatro canteiros com uma oliveira em cada e, ao centro, uma fonte aqui colocada na segunda metade do século XIX. A fonte é composta por um pequeno lago circular onde assenta a taça de onde surge um putto flanqueado por golfinhos segurando uma concha, com repuxo, apoiada na cabeça.

Numa das galerias do Claustro foram colocados bustos de três personalidades que marcaram a política parlamentar contemporânea: Natália Correia, da autoria de João Cutileiro (2000), Alda Nogueira, da autoria de António Trindade  (2000) e Adelino Amaro da Costa, da autoria de Domingos Soares Branco (2000).  

Claustro nos anos 40
O claustro nos anos 40 do século XX.
Claustro em 2017
O claustro do Palácio de São Bento em 2017.