Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens | Ensino Secundário
29 e 30 de maio

A Sessão Nacional do Programa Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário conta com 132 deputados, das 66 escolas eleitas nas Sessões Distritais e Regionais. Acompanhados pelos seus professores e pelos jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem 2023, os deputados representam, na presente edição, mais de 193 000 alunos das 504 escolas participantes de todo o continente, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como de escolas portuguesas dos círculos da Europa e de Fora da Europa, do 10.º ao 12.º ano de escolaridade. 

Ao todo, estarão em debate 22 Projetos de Recomendação sobre "Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?", aprovados nos diferentes círculos eleitorais.

A Sessão Plenária do Parlamento dos Jovens, no dia 30 de maio, pelas 10h00, é aberta pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e conta com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e do Deputado Alexandre Quintanilha, Presidente da Comissão de Educação e Ciência. Seguem-se as perguntas aos Deputados da Assembleia da República, que participam nas várias etapas do Programa desde o início do ano letivo, quer em debates nas escolas, quer nas Sessões Distritais e Regionais.

No final de cada edição do Parlamento dos Jovens, as recomendações aprovadas pelos jovens deputados são apreciadas pela Comissão de Educação e Ciência e as medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares no seu âmbito são anualmente publicadas na página Internet do Parlamento dos Jovens.

A agenda da Sessão Nacional do Ensino Secundário e outras informações sobre o Programa Parlamento dos Jovens estão disponíveis em jovens.parlamento.pt


Mais informações:

Equipa Programa Parlamento dos Jovens

Tel.: +351 21 391 71 22

parlamento.jovens@ar.parlamento.pt 

www.facebook.com/jovens.parlamento

www.instagram.com/parlamentodosjovens/

29.05.2023