Os serviços do Parlamento prestam assessoria técnica e administrativa ao Plenário, à Mesa, às comissões parlamentares e a todos os órgãos e serviços que integram a estrutura da AR.
São ainda responsáveis pela elaboração de estudos técnicos especializados necessários à atividade parlamentar, bem como pela gestão administrativa, financeira e tecnológica do Parlamento.
Direção de Suporte à Atividade Parlamentar | DSAP
213 919 219 | dsap.correio@ar.parlamento.pt
Competências da DSAP:
Apoio técnico ao Presidente da Assembleia da República, ao Plenário, à Mesa, à Conferência de Líderes, à Conferência dos Presidentes das Comissões Parlamentares, à Comissão Permanente e às comissões parlamentares, bem como a outros órgãos parlamentares.
Assessoria em todas as fases do processo legislativo (elaboração de notas de admissibilidade, notas técnicas, quadros comparativos, guiões e relatórios de votação, textos finais e redações finais).
Assessoria no âmbito de diversas atividades parlamentares, como a tramitação das petições, a participação da AR no âmbito do processo de construção da União Europeia e o acompanhamento da gestão orçamental e financeira pública.
Apoio aos Deputados no âmbito do exercício do seu mandato, nos termos previstos no respetivo Estatuto, prestando informação sobre direitos e deveres.
Elaboração e difusão de produtos de informação no domínio da atividade legislativa para apoio aos trabalhos parlamentares.
Elaboração do
Diário da Assembleia da República e a preparação de textos parlamentares com vista à sua publicação.
Coordenaçãoe carregamento, em tempo real, das bases de dados relativas à gestão de órgãos e Deputados eleitos, à atividade parlamentar e ao processo legislativo, dentro da sua esfera de competência.
Serviços da DSAP:
Divisão de Apoio ao Plenário | DAPLEN
213 919 646 | daplen.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Apoio às Comissões | DAC
213 919467 | dac.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Redação | DR
213 919840 | dr.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Estudos Legislativos e Parlamentares | DELP
213 917 153 | delp.correio@ar.parlamento.pt
Unidade Técnica de Apoio Orçamental | UTAO
213 914 151 |
utao.correio@ar.parlamento.pt
Direção de Documentação Parlamentar | DDP
213 917 050 | ddp.correio@ar.parlamento.pt
Competências da DDP:
Apoio bibliográfico aos trabalhos parlamentares: aquisição, gestão e difusão de informação científica e técnica nacional e internacional, bem como de informação produzida pelos órgãos de comunicação social.
Gestão do expediente e do arquivo, contribuindo para a otimização da gestão documental da Assembleia da República e preservação do património histórico parlamentar (documentação produzida e recebida pela instituição parlamentar, desde 1821 até ao presente).
Serviços da DDP:
Divisão de Biblioteca | BIB
213 919 341 | bib.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Arquivo Histórico Parlamentar, Expediente e Gestão Documental |DAHPEGD
213 917 584 | ahpegd.correio@ar.parlamento.pt
Direção de Administração de Recursos Humanos, Financeiros e Patrimoniais | DARHFP
213 917 100 | darhfp.correio@ar.parlamento.pt
Competências da DARHFP:
Gestão dos recursos humanos, financeiros e patrimoniais.
Adoção de técnicas, métodos e processos de trabalho que assegurem a operacionalização dos princípios de atuação, instrumentos e critérios de gestão aplicável aos serviços da Assembleia da República.
Implementação de políticas de gestão e valorização dos recursos humanos, nas suas diferentes vertentes, designadamente na gestão da oferta de formação.
Gestão da creche da Assembleia da República.
Gestão das inscrições nos regimes de proteção social, designadamente ADSE, Caixa Geral de Aposentações e Segurança Social.
Gestão do património imobiliário e mobiliário da Assembleia da República, exceto quanto a bens museológicos e informáticos.
Gestão do parque automóvel.
Elaboração das propostas de orçamento da Assembleia da República, bem como a respetiva execução, conta e relatório.
Processamento das remunerações, ajudas de custo, despesas de transporte e outros abonos e dos respetivos descontos.
Aquisição de bens e serviços e realização de empreitadas de obras.
Conservação, estudo, gestão e inventário do património artístico e arquitetónico da Assembleia da República.
Garantia das condições de funcionamento do Gabinete Médico e de Enfermagem.
Serviços da DARHFP:
Divisão de Recursos Humanos e Formação | DRHF
213 917 182 | 12 602/12 604/12 608 | drhf.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Gestão Financeira | DGF
213 917 010 | dgf.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Gestão Patrimonial e Logística | DGPL
213 917 021 | dgpl.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Valorização e Conservação do Património | DVCP
dvcp@ar.parlamento.pt
Gabinete Médico e de Enfermagem | GME
213 917 000 | gme.correio@ar.parlamento.pt
Direção de Relações Externas, Relações Públicas e Protocolo
| DRERPP
213 919 223 | drerpp.correio@ar.parlamento.pt
Competências da DRERPP:
Assessoria ao Presidente da Assembleia da República no âmbito das relações internacionais e protocolo nos atos oficiais do Parlamento.
Apoio técnico especializado aos órgãos da Assembleia da República nas suas funções de representação internacional, incluindo a assessoria às delegações parlamentares permanentes e aos grupos parlamentares de amizade.
Coordenação e execução dos planos de cooperação bilaterais e multilaterais.
Organização de visitas e cerimónias oficiais do Parlamento.
Organização de reuniões nacionais e internacionais, conferências, colóquios e outros eventos.
Gestão dos serviços de transporte e marcação de viagens e alojamento no âmbito das missões oficiais da Assembleia da República.
Serviços de tradução e interpretação.
Serviços da DRERPP:
Divisão de Relações Externas e Cooperação | DREC
213 919 429 | drec.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Protocolo | DP
213 917 581 | dp.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Eventos e Relações Públicas | DERP
derp@ar.parlamento.pt
Direção de Comunicação e Imagem | DCI
213 910 850 | dci.correio@ar.parlamento.pt
Competências da DCI:
Apresentação da estratégia de comunicação e apoio dos órgãos e serviços na promoção da imagem institucional da Assembleia da República.
Coordenação dos conteúdos do portal da
internet e da página da
intranet.
Gestão das páginas da Assembleia da República nas redes sociais.
Apoio aos órgãos de comunicação social e envio de comunicados de imprensa.
Divulgação das atividades parlamentares através de anúncios na comunicação social e em espaços públicos.
Gestão do Canal Parlamento, nomeadamente através da programação, gravação e emissão das reuniões plenárias, das reuniões das comissões e de outros eventos parlamentares.
Apoio audiovisual.
Produção de conteúdos explicativos e de divulgação da atividade, da história e do património parlamentar para as plataformas digitais da Assembleia da República.
Edição de publicações e peças exclusivas, comercializadas na Livraria Parlamentar.
Organização e garantia de funcionamento do Centro Interpretativo do Parlamento.
Coordenação do programa Parlamento dos Jovens.
Organização de visitas guiadas ao Palácio de São Bento.
Organização de iniciativas de educação para a cidadania e de programas educativos e culturais, promotores do diálogo e da aproximação da instituição parlamentar aos cidadãos.
Divisão de Imprensa e Média | DIM
213 910 850 |
dim@ar.parlamento.pt
Divisão do Canal Parlamento | DCP
213 910 850 |
dcp@ar.parlamento.pt
Divisão de Publicações | DPI
dpi@ar.parlamento.pt
Divisão de Programas Educativos, Cidadania e Cultura |
DPECC
213 910 850 |
dpecc@ar.parlamento.pt
Direção de Tecnologias de Inovação | DTI
213 917 596 | dti.correio@ar.parlamento.pt
Competências da DTI:
Definição, planeamento, normalização, desenvolvimento e supervisão da arquitetura global do Sistema de Informação da Assembleia da República (SIAR).
Definição, promoção e divulgação de normas, medidas e procedimentos de segurança da informação.
Apresentação de soluções tecnológicas que promovem a automação, desburocratização e simplificação do trabalho parlamentar.
Apoio aos utilizadores através do helpdesk.
Apoio à realização de conferências, colóquios, videoconferências e outros eventos organizados pela Assembleia da República.
Realização de ações de formação sobre soluções tecnológicas disponibilizadas.
Implementação das medidas necessárias para garantir o suporte técnico das soluções informáticas existentes na Assembleia da República.
Monitorização dos sistemas e redes informáticos da Assembleia da República, com vista a detetar anomalias, vulnerabilidades, identificar atividades suspeitas e manter a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações da organização.
Serviços da DTI:
Divisão de Infraestruturas e Suporte Tecnológico | DIST
213 919 609 | dist.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Desenvolvimento Aplicacional | DDA
213 919 297 | dda.correio@ar.parlamento.pt
Centro Operacional de Segurança Informática | COSI
cosi@ar.parlamento.pt
Direção de Contratação e Gestão Contratual | DCGC
dcgc@ar.parlamento.pt
Competências da DCGC:
Apresentação da estratégia de contratação da Assembleia da República para atender às necessidades e objetivos institucionalmente definidos, assegurando a legalidade e transparência nas aquisições e contratações da organização.
Apresentação de medidas de eficiência, fomento da qualidade e otimização dos recursos na gestão dos contratos celebrados pela Assembleia da República.
Gestão e acompanhamento de forma contínua a execução dos contratos celebrados pela Assembleia da República, assegurando o seu integral cumprimento, numa lógica de rigor, transparência, otimização de recursos e de mitigação dos riscos, bem como monitorizar a sua execução jurídica e financeira.
Serviços da DCGC:
Divisão de Contratação | DC
dc@ar.parlamento.pt
Divisão de Gestão Contratual | DGC
dgc@ar.parlamento.pt
Gabinete de Controlo e Auditoria | GCA
213 917 154 | gca.correio@ar.parlamento.pt
Competências do GCA:
Supervisão da execução orçamental e da situação económica, financeira, patrimonial e contabilística dos serviços do Parlamento e das entidades administrativas independentes que funcionam junto deste.
Apresentação de propostas para adoção de sistemas e procedimentos internos de controlo.
Promoção de ações periódicas de auditoria para verificação do cumprimento das normas internas e da legalidade dos respetivos atos e procedimentos, elaboração dos respetivos relatórios e proposta de medidas preventivas e corretivas.
Acompanhamento das auditorias do Tribunal de Contas à Assembleia da República e às entidades administrativas independentes.
Gabinete de Assessoria | GA
ga@ar.parlamento.pt
Competências do GA:
Suporte especializado, junto do gabinete da Secretário-Geral, em matérias excluídas das competências dos demais serviços.
Serviço de Segurança (SS)
213 917 341 | servseg.correio@ar.parlamento.pt
Sala de Segurança | 913 232 299 | 213 971 341 | 13241
Número de emergência interno | 210 916 112 | 11 112
Competências do SS:
Prevenção, controlo, vigilância, proteção e defesa das instalações e dos bens da AR, dos seus serviços e das pessoas que nela exercem funções e permanecem. O SS integra um Destacamento da GNR e um Destacamento da PSP, sob o comando e direção do Oficial de Segurança, um Oficial da GNR.