
João Bosco Mota Amaral nasceu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, onde fez os estudos primários e secundários. É licenciado e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e Doutor honoris causa em Ciências Económicas pela Universidade dos Açores.
Integrou a Ala Liberal, liderada por Francisco Sá Carneiro, sendo eleito Deputado em 1969.
Fundador do Partido Social Democrata nos Açores, foi Deputado à Assembleia Constituinte e, posteriormente, reeleito Deputado à Assembleia da República até à XII Legislatura.
Entre 1976 e 1995 foi Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, conforme resultados eleitorais vitoriosos verificados em eleições livres, pontualmente realizadas de quatro em quatro anos.
Foi Vice-Presidente da Assembleia da República na VII e VIII Legislaturas.
Foi Presidente da Assembleia da República na IX Legislatura.
Foi Conselheiro de Estado de 1982 a 1995 e de 2001 a 2005.
Foi membro das delegações da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e à Assembleia Parlamentar da União da Europa Ocidental na VII e VIII Legislaturas; e novamente integra tais delegações na X Legislatura.
Retrato de Mota Amaral, Presidente da Assembleia da República de 10 de abril de 2002 a 16 de março de 2005, da autoria de João Cruz Rosa, 2005.