Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
João Turriano (1611-1679)

Nascido em Portugal, João Turriano era filho da portuguesa D. Maria Manuel e do arquiteto italiano Leonardo Turriano.

Foi chamado por Filipe II de Castela (Filipe II de Portugal) para desempenhar as funções de arquiteto e engenheiro-mor nos reinos ibéricos daquele monarca. Era irmão de Diogo Turriano, também engenheiro régio.

Em 1629 professou na Ordem de São Bento, no Mosteiro da Saúde, onde fez os primeiros estudos, continuados na "Aula" da Ribeira das Naus, onde o seu pai lecionava Engenharia e Fortificação. Por morte deste, em 1631, D. João IV nomeou Frei João Turriano seu substituto (embora tenha sido preterido pelo irmão para o título de engenheiro-mor), entregando a seu cargo a continuação das obras das fortificações militares de autoria paterna (fortaleza da Cabeça Seca e Bugio), outras iniciadas pelo irmão (falecido em 1650) e outras ainda traçadas pelo arquiteto Baltasar Álvares, de quem foi um dos mais afamados continuadores.

Foram-lhe igualmente confiadas as empreitadas das capelas-mores das sés de Viseu e Leiria, bem como as obras do Mosteiro de Alcobaça. De sua autoria são também os projetos da Igreja Nova de Santo Tirso e do Mosteiro Novo de Santa Clara de Coimbra, e as conceções do dormitório novo e hospedarias do mosteiro beneditino de Semide, dos dormitórios novo de Alcobaça, das Inglesinhas de Lisboa, de Odivelas, da Estrela e de Travanca.

Após treze anos de serviços prestados à coroa, trocou a arquitetura pela docência da Cadeira de Matemática na Universidade de Coimbra, substituindo o então falecido catedrático Frei Pedro de Menezes.