Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Infante D. Henrique (1394-1460)

Filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, o Infante D. Henrique foi o principal impulsionador da expansão ultramarina.

Em 1415, participou na tomada de Ceuta e logo depois D. João I encarrega-o não só dos negócios desta cidade, como também da defesa marítima da costa algarvia. Alguns anos depois inicia a exploração marítima com a chegada às ilhas de Porto Santo (1419) e Madeira (1420). Em Sagres funda uma escola náutica, rodeando-se de cartógrafos e de peritos em navegação, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre astronomia e técnicas de navegação que lhe permitissem explorar novos mundos.

A partir de 1422, o Infante D. Henrique intensifica a exploração da costa africana e, entre 1427 e 1432, descobrem-se as ilhas do arquipélago dos Açores. Em 1434, Gil Eanes dobra o Cabo Bojador. Destas viagens resultou um conhecimento cada vez mais preciso sobre os ventos e correntes marítimas, um aperfeiçoamento de instrumentos de navegação como o astrolábio náutico e o quadrante e a elaboração de cartas de marear mais rigorosas.