Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
D. Afonso Henriques (c. 1108-1185)

D. Afonso Henriques, O Conquistador, foi o primeiro rei de Portugal e era filho do Conde de Borgonha, D. Henrique, cruzado que veio para a Península Ibérica auxiliar o rei de Leão e de Castela na guerra contra os mouros, ficando depois a governar o Condado Portucalense.

A Batalha de S. Mamede, em 24 de junho de 1128, em que derrotou os partidários de sua mãe, D. Teresa de Aragão marca o início da governação do Condado Portucalense por D. Afonso Henriques.

Este empenhou-se sobretudo na reconquista do território aos mouros. Com a vitória alcançada na batalha de Ourique em 1139, autoproclamou-se rei. Contudo, este título só lhe é confirmado em 1179 pela Bula Papal Manifestis Probatum.

De entre as suas conquistas destaca-se a tomada aos mouros de Santarém, Lisboa (com a ajuda dos Cruzados), Évora e Beja.

Afonso Henriques fundou ainda os Mosteiros de Santa Cruz (Coimbra), onde está sepultado, Santa Maria (Alcobaça), São João Baptista de Tarouca e São Vicente de Fora (Lisboa). Criou duas Ordens Militares: a da Ala e a de São Bento de Avis.