Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Barata Feio (1898-1990)

Salvador Barata Feio foi discípulo do escultor Simões de Almeida, sobrinho, e lecionou na Escola de Belas-Artes do Porto.

Participou na Exposição do Mundo Português (1940) com a estátua de D. João I e concebeu os Monumentos a Alexandre Herculano e Almeida Garrett (ambos na Avenida da Liberdade), a estátua de Antero de Quental (Jardim da Estrela) e alguma estatuária religiosa como Cristo na Cruz (Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa) e Imaculada Conceição (Capela do Posto do Caia).

Igualmente desenhador, foi também autor do livro A Escultura de Alcobaça.

Em 1945 e 1951, foi condecorado com o Prémio de Escultura Mestre Manuel Pereira (Secretariado Nacional de Informação). Expôs na II Bienal de Arte Moderna de São Paulo (1951) e atingiu o 1.º prémio pelo projeto para o Monumento ao Infante D. Henrique (Sagres).

Em 1957, ganhou o Grande Prémio de Escultura da Fundação Gulbenkian, pela sua participação na Exposição de Artes-Plásticas com o retrato do arquiteto Carlos Ramos.