A Presidente da Delegação da AR à UIP, Deputada Manuela Tender, a Deputada Maria Gabriela Cabilhas e a Deputada Marina Gonçalves, participaram na Conferência Mundial de Mulheres Parlamentares.
A União Interparlamentar, em cooperação com a Assembleia Nacional da República da Sérvia, organizou, de 1 a 4 de junho de 2026, em Belgrado, a Conferência Mundial de Mulheres Parlamentares, subordinada ao tema “Promover a paridade: eliminar as barreiras dos estereótipos de género e das normas sociais negativas”.
Esta foi a segunda Conferência organizada pela União Interparlamentar no âmbito do Fórum das Mulheres Parlamentares, concebida como uma plataforma de encontro, partilha de experiências e definição de estratégias comuns para promover a igualdade de género, os direitos das mulheres e o seu empoderamento.
A Conferência teve como ponto de partida o Plano de Ação sobre a Paridade de Género no Parlamento, adotado na Conferência Global de Mulheres Parlamentares da UIP de 2025, realizada no México, e aprovado, em outubro de 2025, pelo Conselho Director da União Interparlamentar.
Os trabalhos centraram-se nos estereótipos de género e nas normas sociais negativas que dificultam a participação política e a liderança das mulheres, contribuindo para limitar a paridade nos parlamentos. As participantes foram convidadas a identificar essas barreiras, analisar a forma como moldam atitudes, perceções e sistemas de exclusão política, e discutir medidas capazes de as transformar em favor de uma cultura efetiva de paridade.
A Conferência realizou-se num contexto internacional marcado por progressos lentos na representação política das mulheres. De acordo com o relatório da UIP Women in Parliament 2025, em 1 de janeiro de 2026 as mulheres ocupavam 27,5% dos lugares nos parlamentos nacionais em todo o mundo, um aumento ligeiro face aos 27,2% registados em 2025. Este crescimento de apenas 0,3 pontos percentuais repetiu a taxa registada no ano anterior, assinalando, pelo segundo ano consecutivo, o ritmo de crescimento mais baixo desde 2017.
A participação parlamentar neste fórum sublinhou a importância de reforçar a cooperação internacional e de consolidar respostas legislativas, institucionais e políticas que permitam remover obstáculos persistentes à presença das mulheres na vida pública e nos processos de decisão.