A Assembleia da República estará representada na reunião da Comissão de Cultura, Ciência, Educação e Media, pelo Vice-Presidente Ricardo Dias Pinto (CH) e pelo Deputado Nuno Fazenda (PS), que se realiza no dias 2 e 3 de junho de 2026, em Istambul, Turquia.
A Sessão de Abertura da Comissão de Cultura, Ciência, Educação e Media será marcada pelas intervenções do Presidente da Delegação turca à APCE, Yildirim Tugrul Türkes, da Presidente da APCE, Petra Bayr, do Presidente da Comissão, Mogens Jensen.
Os principais discursos serão proferidos pelo antigo Presidente da APCE, Theodoros Rousopoulos, e ainda pelo perito em arte bizantina, Asnu Bilban Yalçin.
Os temas em discussão que se destacam da reunião em apreço centram-se em a “Liberdade de imprensa no desporto”, a “Eliminação de estereótipos de género nos meios de comunicação social”, “Os jornalistas são importantes: a necessidade de intensificar os esforços para libertar os jornalistas ucranianos mantidos em cativeiro pela Federação Russa”, “Preservar a cultura e o património rurais europeus” e ainda “Combater o apagamento da identidade cultural em tempos de guerra e de paz”.
Os trabalhos concluem com uma reunião “Aliança Parlamentar para a Boa Governação e a Integridade no Desporto”, com o propósito de reforçar a transparência, a responsabilização e a integridade na governação do desporto.