Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
<p>Conferência internacional O Papel dos Parlamentos na Construção do Futuro da IA Responsável</p>

Conferência internacional O Papel dos Parlamentos na Construção do Futuro da IA Responsável

28 a 30 de novembro, Kuala Lumpur, Malásia

A Delegação da Assembleia da República à União Interparlamentar (UIP) participou na Conferência internacional O Papel dos Parlamentos na Construção do Futuro da IA Responsável.  A Delegação foi representada pela Presidente, deputada Manuela tender (CH), pelo Vice-Presidente, deputado Hugo Carneiro (PSD) e pelo deputado António Mendonça Mendes (PS).

A Conferência internacional O Papel dos Parlamentos na Construção do Futuro da IA Responsável realizou-se em Kuala Lumpur, Malásia, entre os dias 28 e 30 de novembro e foi organizada pelo Parlamento da Malásia, a Associação Parlamentar da Commonwealth (CPA), a União Interparlamentar (UIP) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Numa fase em que a IA avança rapidamente, os participantes reconheceram a necessidade de capacitar os parlamentos com conhecimento e instrumentos que lhes permitam acompanhar, regular e garantir um uso responsável destas tecnologias.

A Conferência foi organizada em duas vertentes, para representantes eleitos e para técnicos parlamentares. As sessões plenárias trataram os grandes desafios e oportunidades trazidos pela IA, enquanto os grupos de trabalho permitiram explorar com maior detalhe práticas legislativas eficazes, modelos de supervisão e formas concretas de integrar a IA nos procedimentos internos dos parlamentos.

As conclusões da Conferência foram sintetizadas num documento final -  Parlamentos e IA responsável  - onde os participantes reconheceram o papel transformador da IA em todos os setores da sociedade – da ciência à saúde, da agricultura à energia – e destacaram igualmente o seu potencial para modernizar e fortalecer o trabalho parlamentar.

O documento completo pode ser encontrado aqui.

A delegação teve ainda oportunidade de realizar um encontro com a comunidade de eurasiáticos portugueses, conhecidos como a comunidade Kristang devido à sua defesa dos valores cristãos católicos e das origens culturais portuguesas, em Malaca. Foi ainda possível reunir com o Cônsul Honorário de Portugal em Kuala Lumpur, com quem abordaram formas de estreitamento das relações entre a Malásia e Portugal.