A
Deputada Edite Estrela (PS), e o
Deputado Ricardo Carvalho (PSD) , participam na reunião da
Comissão de Assuntos Políticos e Democracia, que terá lugar em dia 10 de setembro de 2025.
Da
agenda, da reunião destaca-se a apreciação de projetos de Relatório e adoção de anteprojetos de resolução sobre “Partidos políticos e democracia”, “A Assembleia Parlamentar deve apoiar o Cazaquistão para que continue as suas reformas democráticas”, e “Forças democráticas russas”.
Terá ainda lugar uma audição com a participação online da consultora jurídica sénior do Centro Europeu para o Direito das Organizações Sem Fins Lucrativos (ECNL), Francesca Fanucci, no âmbito do Relatório “Proteger a democracia das perturbações causadas pela inteligência artificial” da Relatora Deborah Bergamini (Itália, PPE/CD).
No âmbito dos desenvolvimentos recentes no Médio Oriente, os membros da Comissão irão assistir a uma intervenção à distância o Coordenador Especial Adjunto, Coordenador Humanitário e Coordenador Residente, Responsável pelo Gabinete do Coordenador Especial das Nações Unidas para o Processo de Paz no Médio Oriente (UNSCO), a Presidente da Delegação de Observadores de Israel à Assembleia Parlamentar, e o Presidente do Conselho Nacional Palestiniano.
A Comissão ouvirá ainda uma síntese do Relator sobre “Consequências políticas da guerra de agressão da Federação Russa contra a Ucrânia” no seguimento da sua missão de avaliação a Kiev, de 21 a 23 de julho de 2025, e apreciará um memorando introdutório.