Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
4.ª Parte da Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE)
4.ª Parte da Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE)
A Deputada Edite Estrela (PS), e os Deputados e Deputadas Regina Bastos (PSD), Vice-Presidente, Ricardo Dias Pinto (CH), Paulo Pisco (PS), Ricardo Carvalho (PSD), Jamila Madeira (PS) e Carlos Silva Santiago (PSD), participam 4.ª Parte da Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), que terá lugar em Estrasburgo, de 30 de setembro a 4 de outubro de 2024.

A agenda da sessão de outono da APCE tem como um dos pontos altos um debate sobre a detenção e a condenação de Julian Assange e os seus efeitos nefastos para os direitos humanos, um debate sobre a propaganda e a liberdade de informação na Europa. A APCE assinalará também o 90.º aniversário de Holodomor.

Está previsto um debate conjunto sobre uma abordagem europeia comum para combater o contrabando de migrantes e sobre a clarificação do destino dos migrantes, refugiados e requerentes de asilo desaparecidos. A Assembleia atribuirá também o primeiro Prémio Václav Havel 2024, o qual reconhece atos notáveis da sociedade civil em defesa dos direitos humanos na Europa e no mundo.

Estão ainda previstos debates de urgência sobre «A deterioração da situação dos direitos humanos, do Estado de direito e da democracia no Azerbaijão», «Pessoas desaparecidas devido à guerra de agressão da Federação Russa contra a Ucrânia: prisioneiros de guerra e civis em cativeiro» e «Os cuidados de saúde de emergência e a situação humanitária das mulheres e crianças em Gaza».

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Macedónia do Norte, Timco Mucunski, e o recentemente eleito Secretário-Geral do Conselho da Europa, Alain Berset, irão intervir na Assembleia. O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, e Presidente do Comité de Ministros, responderá às perguntas dos membros.

Por último, haverá também debates sobre o trabalho do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa para implementar a Declaração de Reiquiavique, sobre o cumprimento de obrigações e compromissos pela Bósnia e Herzegovina e sobre os riscos e oportunidades do metaverso e sobre a garantia do direito à alimentação.

Terão ainda lugar reuniões do Bureau, Comité Misto, Comissões, Subcomissões e Grupos Políticos.