O Deputado Marcos Perestrello (PS) participa na Cimeira Parlamentar da NATO que se realiza nos dias 8 e 9 de julho em Washington, e que conta também com a participação de Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República, José Pedro de Aguiar-Branco. Nesta cimeira o Deputado Marcos Perestrello e Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República têm oportunidade de partilhar as suas perspetivas sobre os desafios e oportunidades que a NATO enfrenta, com especial ênfase ao apoio à Ucrânia, ao reafirmar dos valores democráticos fundadores da Aliança Atlântica e ao reforço das capacidades militares da NATO.
O Deputado Marcos Perestrello, na sua qualidade de Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar da NATO e membro da Mesa daquela organização participará ainda na Cimeira da NATO, que se realiza na manhã de dia 10 de julho, em Washington. A Cimeira da NATO será uma oportunidade para os líderes dos países membros da Aliança abordarem variadas questões que estão na ordem do dia da organização, tais como a política de prevenção e defesa; o apoio à Ucrânia e as parcerias da NATO. Esta cimeira assinalará ainda o 75.º Aniversário da Aliança.
O Deputado Marcos Perestrello participará, finalmente, no Fórum Público da NATO, na tarde de dia 10 e no dia 11 de julho, também em Washington.
O Fórum Público da NATO é um evento organizado conjuntamente pela NATO e pelo Governo do país anfitrião juntamente com organizações da sociedade civil, que decorre paralelamente à reunião da Cimeira da NATO.
Visa promover uma melhor compreensão pública das políticas e objetivos da NATO e das decisões a adotar na Cimeira de Washington, através do diálogo e do envolvimento de um grupo único e diversificado de intervenientes, desde Chefes de Estado e de Governo e Ministros a peritos em segurança internacional, opinion-makers, académicos, jornalistas e jovens, numa série de painéis de discussão, debates e sessões interativas sobre vários tópicos da agenda da NATO.
Este ano, o Fórum Público da NATO é coorganizado pela NATO e pelo Governo dos Estados Unidos durante a Cimeira de Washington, em colaboração com o Atlantic Council, o Center for a New American Security (CNAS), o GLOBSEC, o German Marshall Fund of the United States (GMF) e o Hudson Institute