Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Israel | Voto de pesar em evocação ao Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição, 31 de março
O Grupo Parlamentar de Amizade Portugal – Israel (GPA), apresenta em Sessão Plenária o Voto de pesar em evocação ao Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição, assinalado a 31 de março, através da Resolução da Assembleia da República n.º 20/2020, de 26 de março.
A Inquisição entrou em Portugal em 1536 e terminou em 1821, um ano depois da revolução liberal. As perseguições aos considerados “hereges” duraram 285 anos e, dos registos que existem, sabemos que entre 1543 e 1684, a Inquisição condenou em Portugal 19 247 pessoas, das quais 1379 foram queimadas e centenas morreram na prisão enquanto esperavam julgamento. A heresia mais frequentemente perseguida pelo tribunal eram as alegadas práticas judaicas dos chamados cristãos-novos. Desde a formação da nacionalidade portuguesa há sinais da presença dos judeus e de comunidades judaicas. No entanto, a trajetória desta minoria em Portugal nem sempre foi pacífica. Na época de D. Manuel I os judeus conversos ao cristianismo foram chamados de cristãos-novos, numa clara demonstração de desigualdade com os demais cristãos. Os três séculos de Inquisição destruíram (o judaísmo português, tendo contribuído decisivamente para um quase total apagamento da memória coletiva. Esta memória tem de ser recuperada e é necessário garantir que o passado não se repete.
As Deputadas e os Deputados Signatários, membros do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Israel, congratulam a consagração pela Assembleia da República do Dia da Memória das Vítimas da Inquisição, 31 de março.
As Deputadas e os Deputados Signatários - Deputado Alexandre Poço (PSD), Presidente, Deputado Pedro Frazão (CH) e Deputado Ricardo Pinheiro (PS), Vice-Presidentes, Deputado Tiago Estevão Martins (PS), Deputada Fátima Fonseca (PS), Deputado Pedro Delgado Alves (PS), Deputado Carlos Brás (PS), Deputado Jorge Seguro Sanches (PS), Deputada Maria João Castro (PS), Deputado João Nicolau (PS), Deputado Hugo Carneiro (PSD), Deputado Carlos Eduardo Reis (PSD), Deputado Tiago Moreira de Sá (PSD), Deputado Nuno Carvalho (PSD) e Deputada Isabel Meirelles (PSD).