A Assembleia da República assinala a assinatura do auto de doação do espólio bibliográfico de Sérgio José Ferreira Ribeiro, integrado na Biblioteca Passos Manuel. Este gesto formal consagra a entrada definitiva de um conjunto documental de relevância, testemunho de uma vida dedicada à causa pública, ao pensamento crítico e à promoção da cultura.
Com cerca de 300 obras, o espólio reúne títulos de política, marxismo, economia, literatura neorrealista, história, fotografia, cinema e religião, refletindo a amplitude intelectual e humanista de Sérgio Ribeiro.
No catálogo, lançado no âmbito desta cerimónia, é possível confirmar a presença e relevância destas áreas na seleção das obras que integrou ao longo da sua vida.
Neste documento é descrito o processo de tratamento documental, são caracterizados os principais núcleos temáticos e destacadas algumas das obras mais representativas da coleção. Concluem-se as tarefas de tratamento deste espólio, com o lançamento desta ferramenta essencial para a consulta e estudo do património de Sérgio Ribeiro, agora integrado de forma permanente na Biblioteca Passos Manuel.