Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Sala de visitas do Presidente

Sala de visitas do Presidente

A atual sala de visitas do Presidente da Assembleia da República, onde durante o Estado Novo reunia o Conselho de Ministros, apresenta na sua decoração peças de pintura, de mobiliário, de cerâmica, de escultura e têxtil.

Em relação à pintura, uma das paredes é decorada por um óleo sobre tela alegórico da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), intitulado "Minerva e as Artes" e atribuída a Louis Jean François Lagrenée (século XVIII), e na parede oposta visualiza-se um retrato de D. Carlos I da autoria de José Malhoa (século XIX).

No que respeita ao mobiliário, o espaço é recheado com um conjunto constituído parcialmente por um canapé e sete cadeiras de braços estilo Luís XVI, bem como oito cadeiras (cinco com braços e três sem braços) em mogno com assento de couro lavrado estilo Chippendale.

Compõem ainda a respetiva decoração dois alçados com vitrina de quatro gavetas com peças expostas – algumas oferecidas ao Presidente em viagens oficiais; quatro pequenas mesas retangulares de apoio encimadas por quatro candeeiros de porcelana em forma de talha (Fábrica Vista Alegre), duas mesas circulares estilo II Império e com tampo elíptico de mármore de tonalidade verde, um espelho dourado rematado por um vaso estilo D. Maria e cornija com motivos vegetalistas do início do século XIX. Finalmente suspenso no teto um lustre de bronze e cristal em forma de chuveiro.

A preencher uma das mesas elípticas de canto visualiza-se um busto em gesso de pequenas dimensões, figura representativa da República, da autoria de Simões de Almeida, sobrinho. Na outra, apreciam-se dois potes de pequena dimensão em faiança (coleção MNAA).

No cimo da lareira, encontra-se um conjunto de relógio e dois candelabros franceses do século XIX, em mármore preto e ornatos de bronze fosco, detetando-se os signos do Zodíaco e um par da mitologia grega-romana (Cronos e Reia, ou Júpiter e Juno).

O soalho é coberto por um tapete de Arraiolos de grandes dimensões, policromo e forma retangular, apresentando decoração simétrica e vegetalista.

Sala de visitas do Presidente
Sala de visitas do Presidente
Sala de visitas do Presidente, Miguel Saavedra, 2017.
Sala de visitas do Presidente, Miguel Saavedra, 2017.