Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
José Pereira da Silva Leite de Berredo

José Pereira da Silva Leite de Berredo

Magistrado e militar.

Nasceu em Vila Nova de Gaia, em 6 de fevereiro de 1774, onde veio a falecer, em 16 de novembro de 1835.

Bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra, foi lente no Desembargo do Paço e juiz de fora em Montemor-o-Novo.

Ingressou na carreira militar em 1797, alistando-se no regimento de cavalaria n.º 11, em Almeida, com o posto de tenente, tendo parte ativa nas campanhas contra os franceses, o que motivou a sua promoção, pela Junta Provisional do Supremo Governo, em 1808, a capitão agregado e a nomeação como ajudante de ordens do quartel-general do Governo das Armas, com a missão de organizar um corpo de cavalaria. Esse corpo estaria na origem da Guarda Real da Polícia do Porto, da qual era tenente-coronel no momento da revolução, e à qual aderiu, sendo um dos seis membros do Conselho Militar que proclamou a regeneração política do país.

Consumada a revolução, foi promovido à patente de coronel.

Deportado para Pontevedra em 1824, na sequência da Vilafrancada, permaneceu no exílio até 1826, regressando sob a regência da infanta Isabel Maria.

Integrou a Junta Provisória liberal do Porto, cujo insucesso o levou novamente ao exílio, de 1828 a 1832, ano em que ingressou no exército de D. Pedro, que o promoveu a brigadeiro e o nomeou inspetor dos quartéis e do depósito militar.

 Terá sido iniciado maçon, desconhecendo-se a loja e obediência a que pertenceu. Foi agraciado com o grau de cavaleiro da Ordem de Torre e Espada e das de S. Bento de Avis, de Cristo, e de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.