Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Gabinete do Presidente

Gabinete do Presidente

   

O gabinete de trabalho do Presidente da Assembleia da República apresenta na sua decoração peças de mobiliário, pintura, têxteis e porcelana.

No que se refere ao mobiliário esse espaço é preenchido, designadamente, por um armário de grandes dimensões, estilo holandês, em madeira de castanho, de quatro portas e duas gavetas, com colunata lateral e central, almofadas relevadas e respetiva cimalha profusamente entalhada em relevo representando animais mitológicos, entre outros. A secretária de trabalho é também de grandes dimensões, forma retangular, vazada na zona central, com seis gavetas anteriores e outras seis posteriores, estas falsas, com puxadores ou ferragens de latão recortado e dourado em forma de âncora, sendo o correspondente tampo forrado a pele de tonalidade vermelha. Um dos recantos do espaço em análise está decorado com uma pequena estante rotativa de mogno. A mesa de reuniões tem uma forma retangular e ovoide, com tampo forrado igualmente da mesma tonalidade da secretária e rematado com gravação de filetes dourados, e assente em pernas e pés retangulares. As cadeiras ao seu redor consistem em cadeirões copiados dos originais utilizados pelos Deputados Constituintes de 1834, com assento em veludo e costas vazadas preenchidas por hexágono. O restante mobiliário compõe-se de um sofá e duas bérgères, ambos estofados com tecido chenil de tonalidade laranja, e duas pequenas mesas de apoio circulares encimadas por candeeiros de porcelana beije em forma de pote.  

Ainda na linha do mobiliário digno de referência é um lustre clássico em bronze dourado e com 24 braços.

Quanto aos têxteis, nesse gabinete existem duas peças dignas de menção e alta qualidade, designadamente uma tapeçaria italiana do século XVII e um tapete de Arraiolos recente, ambas de grandes dimensões.

A tapeçaria italiana, policroma e de forma retangular, representa a primeira família bíblica - Adão e Eva com Caim e Abel – e é da dupla autoria de Pietro Ferloni (tecelão) e Domenico Paradisi (pintor), estando colocada em parede junto à mesa de reuniões. O referido tapete, também policromo, em que está assente a mesa e cadeiras de reuniões, apresenta uma decoração vegetalista, com faixa simétrica e rematado por franja.

Em relação à pintura, a parede contígua à secretária de trabalho é preenchida com uma pintura a óleo sobre tela do século XVII da autoria do pintor francês Jean de Boulogne (1591-1632), intitulada "Mercúrio e Argus", e que representa em um enquadramento bucólico esses dois personagens mitológicos. Essa obra do acervo do Museu Nacional de Arte Antiga encontra-se em depósito na Assembleia da República.

Gabinete do Presidente, Miguel Saavedra, 2017.
Gabinete do Presidente, Miguel Saavedra, 2017.