A Assembleia da República inaugura, no dia 30 de setembro, às 19 horas, no Andar Nobre, uma exposição que reúne cerca de 70 obras, documentos e objetos históricos provenientes dos antigos Hospitais Miguel Bombarda e Júlio de Matos.
A iniciativa, promovida pela Comissão Parlamentar de Saúde em parceria com a Unidade Local de Saúde São José, assinala o Dia Mundial da Saúde Mental e pretende divulgar diferentes formas de expressão artística desenvolvidas por pessoas internadas nestas instituições ao longo de mais de um século.
Entre as peças expostas encontram-se trabalhos de artistas como Jaime Fernandes, Valentim de Barros, Ângelo de Lima, Artur Moreira e Aboobacar, incluindo várias obras apresentadas ao público pela primeira vez.
A programação inclui ainda a performance «Se não nos separasse a felicidade…» Três monólogos, de João Cachola, que relaciona investigação histórica, criação artística e reflexão sobre temas como a alienação, a solidão e a imaginação.
A exposição está aberta ao público, até ao dia 29 de novembro, em visitas guiadas, nos dias 13 e 20 de outubro e 3, 17 e 24 de novembro, das 13h15 às 14h00. A participação é livre e a entrada é feita pela Receção Principal da Assembleia da República (até às 13h15).
Também é possível assistir à performance «Se não nos separasse a felicidade…» Três monólogos de João Cachola, no dia 27 de outubro, às 13h15, e 10 de novembro, às 18h00. A entrada é livre, mediante inscrição para peduc.correio@ar.parlamento.pt.