A Assembleia da República recebeu o espólio de Nuno Rodrigues dos Santos, figura marcante da vida política portuguesa da segunda metade do século XX, cuja ação pública e política se destacou desde a juventude.
Formado em Direito, Nuno Rodrigues dos Santos afirmou-se precocemente como interventor cívico e político, tendo militado, ao longo da sua vida, em diversas organizações cívicas e políticas, tanto clandestinas como legais. Desenvolveu igualmente uma intensa atividade intelectual e social, através da publicação de artigos e manifestos, e destacou-se na defesa de presos políticos.
Após o 25 de Abril de 1974, esteve ligado à génese do Partido Popular Democrático (PPD), de que foi Presidente de 1983 a 1984. Foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, prosseguindo a sua atividade parlamentar até à III Legislatura da Assembleia da República, de que foi Vice-Presidente. Também exerceu funções na Assembleia Municipal de Lisboa, entre outras formas de participação política.
A documentação agora doada inclui artigos publicados — parte dos quais selecionados e organizados pelo próprio —, textos inéditos e correspondência mantida com protagonistas centrais da vida política nacional ao longo de cerca de cinco décadas que constituem uma fonte relevante para o estudo de outras personalidades que privaram ou se relacionaram com Nuno Rodrigues dos Santos.
O espólio integral será em breve tratado e disponibilizado para consulta pública no Arquivo Histórico Parlamentar.
_______________
Imagem do destaque | Nuno Rodrigues dos Santos fotografado por Rui Ochôa nas bancadas do hemiciclo. c. 1975.