Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Assembleia da República recebe o Festival Literário Infantojuvenil AGORA | 26 de setembro | Biblioteca e escadaria exterior

​​​​Entre os dias 25 e 27 de setembro decorre, em vários espaços da cidade de Lisboa, a 1.ª edição do Festival Literário Infantojuvenil AGORA, uma iniciativa dedicada à celebração da infância e da juventude com o livro como protagonista. 

No dia 26 de setembro, entre as 17h00 e as 22h00, a Assembleia da República associa-se ao festival com um programa que inclui conversas sobre livros, momentos de leitura partilhada e uma entrevista ao Presidente da Assembleia da República. 

O festival pretende ser um ponto de encontro entre leitores, autores e comunidade, promovendo atividades em torno da leitura, escrita, imaginação, criatividade, arte, cultura, partilha e participação cívica. 


Programa - 26 de setembro
17h00 - 𝐀𝐆𝐎𝐑𝐀 𝐅𝐀𝐋𝐀, 𝐀𝐆𝐎𝐑𝐀 𝐎𝐔𝐕𝐄 – 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐂𝐫𝐢𝐚𝐧𝐜̧𝐚𝐬
Vamos ouvir crianças entre os 9 e os 12 anos sobre como ocupam os seus tempos livres, que livros leem, onde preferem ler, como entendem o papel da escola no fomento da leitura, o que mudariam.
Moderação: Laurinda Alves, Autora e professora de Comunicação

18h00 - 𝐀𝐆𝐎𝐑𝐀 𝐏𝐄𝐑𝐆𝐔𝐍𝐓𝐀𝐌𝐎𝐒 𝐍𝐎́𝐒
Entrevista de jovens a José Pedro Aguiar Branco, Presidente da Assembleia da República
Vamos falar de livros, de cultura e entender o que representa o Parlamento, como funciona e qual a sua importância para o país e para a cultura.
Moderação: Mónica Ferro, Diretora do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) em Londres

19h00 - 𝐅𝐀𝐋𝐀𝐑 𝐄́ 𝐅𝐀́𝐂𝐈𝐋, 𝐀𝐆𝐎𝐑𝐀 𝐅𝐀𝐙𝐄𝐑 𝐄́ 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐃𝐈𝐅𝐈́𝐂𝐈𝐋
Vamos ouvir jovens entre os 13 e os 21 anos sobre temas que os preocupam, como ocupam os seus tempos livres, que livros leem, onde preterem ler, que propostas têm.
Vamos criar uma Assembleia dos Jovens.
Queremos fomentar a sua participação na sociedade.
Moderação: João Vieira de Almeida, Advogado

21h00 - 𝐉𝐀́ 𝐀𝐆𝐎𝐑𝐀 𝐔𝐌𝐀 𝐅𝐄𝐒𝐓𝐀 𝐃𝐀 𝐋𝐄𝐈𝐓𝐔𝐑𝐀
Escadaria exterior da Assembleia da República
Vamos convidar todas os jovens para trazerem um livro que ainda não tenham lido. Após ser anunciado o momento, deverão começar a ler o livro durante uns minutos. Passado esse tempo, todos serão avisados para interromper a leitura e começar a conversar com as pessoas desconhecidas que estejam perto de si, partilhando de que trata o livro e o que estão a sentir.
Passados alguns minutos, será de novo comunicado o momento em que todos recomeçam a leitura durante mais algum tempo.
A partir daí, a noite prolongar-se-á. A Festa da Leitura pretende constituir-se como uma oportunidade para novas conexões, num local improvável, transcendendo as expectativas literárias. O foco não está apenas na leitura, mas também em promover novos conhecimentos e interações.
A Festa da Leitura é sobre criar laços e demonstrar que os livros podem ser razão para partilhar e unir e nada melhor para isso do que as escadas da Assembleia da República para simbolicamente festejarmos a leitura.
Apresentação: Joana Barrios​


26.09.2025