O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa 2024 é atribuído a Miguel Ángel Moratinos, Subsecretário-Geral das Nações Unidas, que ocupa o cargo de Alto Representante da Aliança de Civilizações das Nações Unidas. É reconhecido pelo seu trabalho na promoção do diálogo intercultural e na defesa dos direitos humanos, especialmente no contexto das relações entre o Norte e o Sul.
O Prémio é igualmente atribuído à "Iniciativa que permite aos refugiados competir nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos" (liderada pelo Comité Olímpico Internacional, pela Fundação Olímpica para Refugiados e pelo Comité Paralímpico Internacional) pelo seu compromisso em proporcionar oportunidades para refugiados competirem em eventos desportivos de alto nível, promovendo a inclusão e os direitos humanos dessas populações vulneráveis.
O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa distingue anualmente duas personalidades ou organizações pelo seu compromisso com os Direitos Humanos, a Democracia e o Estado de Direito e pela sua contribuição para o diálogo Norte-Sul e estímulo à solidariedade, à interdependência e às parcerias.
A Cerimónia pode ser acompanhada através do Canal Parlamento.